Lictus

PERGUNTAS FREQUENTES

Menu Administração

Dados cadastrais de sua empresa, tais como Razão Social e endereço, podem ser alterados no menu “Administração/Minha Empresa/”.

Na página se abre ao clicar nessa opção do menu, clique no botão “Editar Empresa” (botão azul) para abrir a página de alteração de dados cadastrais. Ao final da página, clique em “Salvar” para registrar os dados.

Observação: o único dado que não pode ser alterado é o e-mail registrado no ato da assinatura do serviço.

Usuários com acesso à conta da empresa podem ser editados/acrescentados no menu “Administração/Minha Empresa/”.

Na página se abre ao clicar nessa opção do menu, clique no botão “Usuários” (botão cinza) para abrir a página para edição/inserção de usuários. A página mostra a lista dos usuários ativos associados à conta da empresa.

Clique em “+” para acrescentar um novo usuário.

Clique no botão “Editar Usuário” (botão azul) para alterar dados de usuários já cadastrados ou inativar o acesso de um usuário (alterar o status do usuário na janela “Situação” para “inativo”).

Ao final da página, clique em “Salvar” para registrar os dados alterados.

Órgãos compradores podem ser inseridos e editados no menu “Administração/Comprador”.

A página que se abre ao clicar nessa opção do menu mostra a lista de compradores já cadastrados na conta.

Clique no botão “+” para incluir uma nova empresa compradora. Ao final da página, clique em “Salvar” para registrar os dados alterados.

Clique nos botões de ação para editar os dados das empresas já cadastradas:

– “Editar Empresa” (botão azul) permite alterar dados cadastrais;

– “Contatos” (botão cinza) permite registrar dados de contatos da empresa compradora;

– “Cadastro Portais” (botão verde) permite incluir ou editar dados relativos a portais utilizados pela empresa compradora.

Na página que se abre ao clicar no menu “Administração/Comprador”, clique no botão de ação “Contatos” (botão cinza) para registrar dados de contatos da empresa compradora. Na página que se abre, clique em “+” para incluir um novo contato e no botão “Editar” (botão azul) para atualizar dados já registrados.

Use a opção do menu “Administração/Cliente” para cadastrar e manter dados cadastrais de clientes.

A página que se abre ao clicar nesta opção de menu apresenta a lista de clientes já cadastrados.

Clique em “+” para incluir um novo cliente e informar seus dados.

Clique em “Salvar” para registrar no Lictus os dados inseridos.

Sim, o plano Consultor permite o cadastramento de até 5 clientes (5 CNPJs).

Use a opção do menu “Administração/Cliente” para cadastrar e manter as credenciais de acesso de clientes.

A página que se abre ao clicar nesta opção de menu apresenta a lista de clientes já cadastrados. Use o botão “Usuários” (botão cinza) para cadastrar login e senha para seus clientes.

Essa página mostra a lista de usuários desse cliente.

Clique no botão “Editar Usuário” (botão azul) para alterar/atualizar dados desse usuário. Para desabilitar esse acesso, altere a situação do usuário para “Inativo”.

Clique em “Salvar” para registrar as alterações feitas.

Use a opção do menu “Administração/Cliente” para cadastrar e manter as credenciais de acesso de clientes a portais.

A página que se abre ao clicar nesta opção de menu apresenta a lista de clientes já cadastrados. Use o botão “Acesso a Portais” (botão verde) para cadastrar login e senha de seus clientes em cada portal.

Essa página mostra a lista de acessos já cadastrados.

Clique no botão “+” para incluir um novo acesso.

Clique no botão “Editar Portal” (botão azul) para alterar/atualizar dados de algum portal específico. Clique em “Salvar” para registrar as alterações feitas.

Clique no botão “Lixeira” (botão vermelho) para retirar dados de um portal.

Use a opção do menu “Administração/Cliente” para cadastrar e manter dados bancários de clientes.

A página que se abre ao clicar nesta opção de menu apresenta a lista de clientes já cadastrados. Use o botão “Acesso à CC” (botão vermelho) para cadastrar dados bancários referentes a esse cliente.

Essa página mostra a lista de contas já cadastradas.

Clique no botão “+” para incluir uma nova conta.

Clique no botão “Editar” (botão azul) para alterar/atualizar dados desse cliente. Clique em “Salvar” para registrar as alterações feitas.

Use a opção do menu “Administração/Cliente” para manter documentação de clientes (versão consultor) ou “Administração/Minha Empresa” (versão vendedor).

Na versão consultor, a página que se abre ao clicar nesta opção de menu apresenta a lista de clientes já cadastrados. Use os botões “Documentos” (botões amarelos) para carregar no Lictus documentos referentes a esse cliente.

Na versão vendedor, a página que se abre ao clicar nesta opção do menu traz os dados referentes à empresa do vendedor. Use os botões “Documentos” (botões amarelos) para carregar no Lictus documentos referentes a sua empresa.

Em ambos os casos, o funcionamento dos botões descritos a seguir são iguais.

O botão “Documentos da Empresa” permite o carregamento de documentação normalmente exigidas em processos licitatórios. Clicando nesse botão, a página que se abre mostra a lista de documentos já carregados. Clique nos botões de “upload” (flexa azul, canto direito de cada linha) para carregar/atualizar um documento.

O botão “Documentos Gerais” permite o carregamento de documentação adicional, tal como manuais, catálogos etc.   Ao clicar neste botão, a página que se abre mostra a lista de documentos já carregados.  Clique em “+” para adicionar um novo documento, “Editar” para atualizar, “Apagar” para remover um documento da lista.

Se um cliente possui diversos CNPJs (mais de uma empresa), o Consultor pode montar um “grupo” com essas empresas.

Com um grupo formado, o cliente consegue agora realizar um login único para ter acesso aos dados de todas as empresas desse grupo.

Use a opção do menu “Administração/Grupos” para criar um grupo.

A página que se abre ao clicar nesta opção de menu mostra os grupos já existentes.

Clique em “+” para criar um grupo. Insira o nome do novo grupo na janela de dados. Clique em OK para criar o grupo.

Para apagar um grupo, clique no botão “Apagando Grupo” (botão vermelho).

Clique no botão “Editar empresas do grupo” (botão azul com ícone de uma pessoa) para incluir empresas no grupo.  Apenas empresas que não fazem parte de um grupo já formado podem ser selecionadas (uma empresa cliente só pode pertencer a um grupo).  

Menu Oportunidade

Use a opção “Oportunidades/Busca” para realizar uma busca na base de dados do Lictus. A fonte dos dados de busca é o PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) e é atualizada várias vezes ao dia.

Na página que se abre ao clicar nessa opção do menu, insira seus termos de busca na caixa de “Buscar por” e clique no botão “Busca” (botão verde). Use as seguintes regras na caixa de dados:

  • Separe os termos usando vírgulas: Exemplo: os termos “cimento, odontológico” vão fornecer resultados em todas as licitações que tenham os termos “cimento” ou “odontológico”.
  • Crie termos compostos usando espaços: Exemplo: os termos “cimento odontológico” na caixa “Buscar por” vai encontrar licitações que contenham apenas os termos “cimento odontológico” nesta exata sequência.
  • Utilize o caráter “*” para definir variações dos termos de busca ou de exclusão. Exemplo: “cimento*” na caixa de Busca retorna resultados como “fornecimento”, “cimentos” e “crescimento”.

Use a opção “Oportunidades/Busca” para realizar uma busca na base de dados do Lictus. A fonte dos dados de busca é o PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) e é atualizada várias vezes ao dia.

Na página que se abre ao clicar nessa opção do menu, insira seus termos de exclusão na caixa de “Excluir da Busca” e clique no botão “Busca” (botão verde). Use as seguintes regras na caixa de dados:

  • Separe os termos usando vírgulas: Exemplo: os termos “cimento, odontológico” vão excluir resultados em todas as licitações que tenham os termos “cimento” ou “odontológico”.
  • Crie termos compostos usando espaços: Exemplo: os termos “cimento odontológico” vai excluir licitações que contenham apenas os termos “cimento odontológico” nesta exata sequência.
  • Utilize o caráter “*” para definir variações dos termos de exclusão. Exemplo: “cimento*” na caixa de exclusão retira resultados que tenham termos como “fornecimento”, “cimentos” e “crescimento”

Use a opção “Oportunidades/Busca” para realizar uma busca na base de dados do Lictus. A fonte dos dados de busca é o PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) e é atualizada várias vezes ao dia.

Uma janela de tempo para as pesquisas pode ser estabelecida definindo uma data de início (janela “Data Início”) e uma data final (janela “Data Fim”) para a realização da busca. A janela de tempo pode ser aplicada com referência à data da publicação (selecione o botão “Publicação”) ou à data da licitação (selecione o botão “Licitação”).

Use a opção “Oportunidades/Busca” para realizar uma busca na base de dados do Lictus. A fonte dos dados de busca é o PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) e é atualizada várias vezes ao dia.

Os filtros restringem as buscas de acordo com o conteúdo estabelecido nas janelas de dados (descritas a seguir). Para limpar um filtro, clique no botão “Lixeira”, disponível no canto superior direito de cada filtro ou selecione a opção “Todos” /

Os filtros disponíveis na busca são os seguintes:

a)Órgão: define o nome do órgão licitador;

b)ME/EPP: filtra licitações que possam ser exclusivas para ME/EPP, de participação mista ou que não tenham benefícios para ME/EPP;

c)Situação: filtra licitações que tenham os status: divulgada, revogada, anulada ou suspensa.

d)Municípios: define o nome do município que tenha uma licitação em andamento;

e)Municípios adicionais: esse filtro permite a inserção do nome de um município, mesmo que ele não possua alguma licitação em andamento. Sua usado para a montagem de perfis (veja a pergunta “O que é um perfil de busca?”;

f) Estado: define o estado onde está sendo feita a licitação;

g)Modalidade: define a modalidade da licitação, segundo a nomenclatura adotada no PNCP;

h)Tipo: define se a licitação é de serviço ou venda de produto;

i)Valor: define faixas de valor estimado da licitação. As faixas são: 0 a R$ 10.000;  R$ 10.000 a R$ 100.000; R$ 100.000 a R$ 1.000.000; Maior que R$ 1.000.000.

j)Quantidade: define o número de oportunidades trazidas pela busca. O padrão é 100 resultados em cada busca.

Um perfil de busca é um grupo de filtros e parâmetros de busca pré-estabelecidos que podem ser reutilizados, facilitando a execução de buscas específicas de maneira repetida.

Por exemplo, um perfil “cimento1” foi registrado com o seguinte conjunto de dados e filtros:

Buscar por: cimento, Portland

Excluir da Busca: odontológico

Modalidade: Concorrência – Eletrônica

Estado: São Paulo

Toda vez que o usuário selecionar o perfil “cimento1” na lista de Perfis, uma busca com esses dados nos campos de dados e esses filtros será executada diretamente, sem necessidade de inseri-los novamente.

Use a opção “Oportunidades/Busca” para realizar uma busca na base de dados do Lictus. A fonte dos dados de busca é o PNCP (https://www.gov.br/pncp/pt-br) e é atualizada várias vezes ao dia.

Um perfil de busca é um grupo de filtros e parâmetros de busca pré-estabelecidos que podem ser reutilizados, facilitando muito a execução de buscas específicas de maneira repetida.

Para criar um perfil, insira todos os dados que definem a busca que você pretende registrar. Por exemplo, para criar um perfil chamado “cimento1”, insira os seguintes dados:

 

Buscar por: cimento, Portland

Excluir da Busca: odontológico

Modalidade: Concorrência – Eletrônica

Municípios adicionais: Piracicaba

Na caixa “Perfil de busca”, clique no botão “+” e insira o nome “cimento1” para o perfil. Clique em OK para salvar o perfil.

Clique agora na janela de dados “Lista de perfis salvos”. Uma cortina vai aparecer com todos os perfis ativos. Basta selecionar o perfil desejado na lista para uma busca ser executada com os parâmetros que foram salvados nesse perfil. 

Para retirar um perfil da lista que não será mais utilizado, selecione o perfil desejado e clique no botão “Apagar perfil de busca” (botão vermelho) e confirme.

Menu de Gestão de Processos

O “Boletim” é o conceito em torno do qual o Lictus é estruturado.

Um Boletim reúne todas as informações de um processo licitatório específico e é a “entidade” de referência dentro do Lictus para o processamento de um processo licitatório.

Cada Boletim se refere a um único processo licitatório.

Um Boletim, após sua criação, “avança” pelo workflow do Lictus a cada etapa do processo necessário para reunir todas as informações exigidas no processo, a licitação em si e o tratamento do contrato (quando você ganhou a licitação) ou seu arquivamento (caso você tenha perdido).

As etapas pelas quais um Boletim passa são tratadas no menu “Gestão de Processos” e todas as páginas têm como referência os Boletins criados pelo usuário.

Um Boletim pode ser criado de duas maneiras:

1. Boletim criado a partir de uma oportunidade.

Nesse caso, um Boletim é criado a partir de um resultado de uma busca no menu “Oportunidade/Busca”.

Cada resultado de uma busca apresenta um botão de “+” (botão azul) que permite a criação de um Boletim com dados básicos (como data da licitação, objeto e modalidade) já obtidos através do mecanismo de busca.

2. Boletim criado a partir do menu “Gestão de Processos/Em preparação”

A página que se abre ao selecionar esse menu tem a lista de Boletins em preparação (ou seja, Boletins que estão com seus dados em edição).

Clique no botão “+” (canto superior esquerdo) para criar um Boletim. Nesse caso, todos os dados obrigatórios de um Boletim têm de ser inseridos manualmente.

Em ambos os casos, Boletins são numerados automaticamente pelo Lictus com base no ano corrente. A numeração é reiniciada a cada ano

Cada Boletim percorre oito etapas no workflow definido pelo Lictus. Cada etapa possui uma página base, selecionada no menu “Gestão Processos/Etapa”, que mostra a lista de Boletins que estão nela.

Botões de ação em cada página definem um conjunto de funcionalidades específicas de cada etapa e são utilizados para inserir informações no Boletim, alterar seu status, permitir o registro de informações como recursos, impugnações, itens, valores para a licitação, valores arrematados etc.  

Em todas as etapas, o botão de ação “Imprime Boletim” (botão azul) mostra um espelho resumo das informações do Boletim.

 

a. Etapa “Em preparação”

Etapa inicial para criação de Boletim e inserção de dados básicos, além de itens da licitação, preços mínimos e iniciais para a disputa, além de registro de comunicações ao leiloeiro (impugnações ou esclarecimentos).

b. Etapa “Montar Checklist”

Nesta etapa, a documentação exigida no processo (CNDs, atestados etc.), além de documentação eventual (manuais, catálogos) podem ser associadas ao Boletim. O Lictus fornece um check-list padrão de documentação e controla a data de validade dos documentos anexados tendo como base a data da licitação (sinalizando se um documento estará vencido na data da licitação).

c. Etapa “Falta Cadastrar”

Esta etapa contém os Boletins que têm todas as informações necessárias para seu cadastramento no portal respectivo. Quando a operação de cadastramento é realizada, o usuário deve sinalizá-la pelo botão “Boletim Cadastrado” (botão verde). Quando o usuário clica neste botão, o Lictus registra essa ação e faz com que o Boletim avance para a etapa “Aguardando disputa”

d. Etapa “Aguardando disputa”

Esta etapa contém Boletins que já foram cadastrados em seus respectivos portais e estão aguardando a data da licitação.

O Lictus move um Boletim automaticamente para a etapa “Em disputa” no dia da realização da sua licitação (data corrente é a data de abertura).

e. Etapa “Em disputa”

Esta etapa contém Boletins que têm sua data de abertura igual ao data corrente. O usuário pode registrar recursos (botão de ação “Controle de Recursos”) e registrar os resultados da licitação (botão de ação “Resultados”).  Após o registro de “ganho” ou “perdido” para cada item, o Lictus move o Boletim para a etapa “Habilitação”.

O Lictus move automaticamente Boletins para a etapa “Habilitação” no dia seguinte à data da realização da licitação, caso o usuário não tenha registrado os resultados.

f. Etapa “Habilitação”

Esta etapa contém Boletins cuja data de abertura já passou (data corrente maior que a data de abertura) e Boletins que tiveram seus resultados registrados. O usuário pode “ativar” um Boletim (botão de ação “Ativar Boletim”) ou finalizá-lo (botão “Finalizar Boletim”). No primeiro caso, o Boletim passa a etapa “Homologados (vitória). No caso de finalização, o Boletim vai para a etapa “Finalizados”.

g. Etapa “Homologados (vitória)”

Esta etapa contém Boletins que tiveram pelo menos 1 de seus itens ganhos e que foram ativados na etapa “Habilitação”. O usuário pode acrescentar documentos contratuais (botão “Documentação Contratual”) e controlar entregas parciais (quando for o caso). Ao fim do contrato, o usuário deve finalizar o Boletim, que passa para a etapa “Finalizados”

h. Etapa “Finalizados”

Essa etapa contém Boletins que tiveram seus contratos terminados ou que não foram ganhos.

Normalmente, um Boletim avança de uma etapa para outra quando o usuário clica no botão de ação, que adota uma nomenclatura diferente em cada etapa.

Em duas situações, o avanço é automático: de “Aguardando Disputa” para “Em Disputa”, quando o Boletim tem sua data de abertura igual à data corrente; de “Em Disputa” para “Habilitação” quando a data da abertura é anterior à data corrente.

Um Boletim pode voltar para uma etapa anterior clicando-se no botão “Retorna” (botão vermelho).

A inserção de itens em um Boletim depende de como ele foi criado (ver questão “Como eu crio um Boletim?”). Boletins podem ser criados a partir do mecanismo de busca ou individualmente, pelo comando “Incluir novo Boletim”.

No caso de o Boletim ter sido criado pelo mecanismo de busca de Oportunidades, na etapa “Gestão de Processos/Em preparação”, siga os seguintes passos:

  1. Clique no botão “Itens do Edital” (botão amarelo) no Boletim desejado.
  2. Na página que se abre, clique em “Importa Itens” (botão vermelho). O Lictus vai abrir uma janela com todos os itens do Edital.
  3. Marque nas caixas à esquerda quais itens são desejados.
  4. Clique no botão “Importar” (botão azul) no final da janela. Os itens marcados, com suas descrições e informações disponíveis, serão importados diretamente para o Boletim.
  5. Edite cada item (botão “Editar Item”) para adicionar informações financeiras (Preço Mínimo e Preço Inicial de Disputa).
  6. Caso seja necessário, insira observações gerais clicando em “Editar Observações”
  7. Ao fim da edição de todos os itens, clique em retornar (botão azul) para voltar à página com a lista de Boletins em preparação.

 

No caso de o Boletim ter sido criado individualmente, o usuário precisa inserir manualmente todas as informações, item a item. Em “Gestão de Processos/Em Preparação”, siga os seguintes passos:

  1. Clique no botão “Itens do Edital” (botão amarelo) no Boletim desejado.
  2. Na página que se abre, clique no botão “+”.
  3. Insira todas as informações referentes ao item. Clique em “Salvar Dados”.
  4. Repita os passos B. e C. para todos os itens desejados.
  5. Caso seja necessário, insira observações gerais clicando em “Editar Observações”.
  6. Ao fim da edição de todos os itens, clique em retornar (botão azul) para voltar à página com a lista de Boletins em preparação.

Clique no botão de ação “Esclarecimento ou Impugnação” na linha do Boletim desejado na etapa “Em preparação”.

Na janela que se abre, clique no botão “+” para registrar um pedido de esclarecimento ou de impugnação. Um prazo deve ser estabelecido para que um alerta no dashboard seja gerado.

Observação: Essa funcionalidade do Lictus é para registro e controle do usuário. Não há integração do Lictus com sistemas externos de mensageria.

Boletins podem ser cancelados até a etapa “Aguardando Disputa” clicando-se no botão “Cancelar Boletim” (botão vermelho).

Boletins finalizados percorreram todas as etapas até o dia da licitação. Um Boletim pode ser finalizado nas etapas “Em Disputa” e seguintes, quando todos os itens foram perdidos ou o contrato se encerrou. Um Boletim é finalizado clicando-se no botão “Finalizar Boletim” (botão vermelho).

São dois os passos para gerar uma proposta padrão a partir dos dados registrados em um Boletim:

  1. Clicar no botão “Imprime Boletim” (botão azul) no Boletim desejado;
  2. Na janela que se abre, clique em um dos três ícones que aparecem no canto superior direito.

 

O conteúdo é o mesmo nas três possibilidades, o que muda é o formato.

  1. O ícone cinza gera uma janela de texto que pode ser impressa em formato PDF ou ter seu conteúdo copiado utilizando-se ferramentas do browser.
  2.  O ícone verde gera um arquivo no formato Excel que é automaticamente carregado na área de download. Observação: é usual o Excel emitir uma mensagem de erro ao abrir o arquivo, é apenas uma questão de formato. Clique em “Sim” para abrir o arquivo e editá-lo, caso seja necessário.
  3. O ícone azul gera um arquivo no formato Word que é automaticamente carregado na área de download.

Documentos carregados previamente, relativos à empresa licitante, (ver pergunta “Como faço para carregar no Lictus documentos cadastrais de empresa ou cliente?”)  podem ser associados a um Boletim por meio de dois botões de ação (pastas amarelas).

Clique nos botões “Documentos” ou “Documentação adicional” em qualquer etapa (a menos da etapa “Boletins em Preparação”):

  1. Botão “Documentos”: ao clicar nesse botão, abre-se um check-list com documentos que são tipicamente exigíveis em licitações. Selecione a opção “sim” para os documentos solicitados no Boletim (conforme seu edital). O Lictus sinaliza se um documento específico estará vencido ou não na data da licitação.
  2. Botão “Documentação adicional”: ao clicar nesse botão, abre-se uma janela que permite o upload de documentação geral, que não faz parte do check-list tais como catálogos, manuais etc., e que pode, eventualmente, ser exigida no Edital. Clique no botão “+” para inserir um novo documento.

Clique no botão “Imprime Boletim” (botão azul) na linha do Boletim desejado.

A seguir, clique nos ícones de download à esquerda dos termos “Documento” e “Documentos Adicionais” (parte inferior da janela). O Lictus fara um download de um arquivo do tipo ZIP que vai conter todos os arquivos anexados ao boletim (ver a pergunta “Como associo documentos a um Boletim?”).

Nas etapas “Em Disputa” ou “Habilitação”, clique no botão “Resultados” (verde) para sinalizar quais itens foram ganhos ou perdidos.

Clicando no botão “Resultados”, abre-se uma janela com a lista de itens do Boletim. Use os ícones de positivo (“joinha”) ou negativo para sinalizar ganho ou perda. Insira o valor arrematado e informação sobre marca/modelo do produto vencedor para registro. Clique no botão “Salvar Item” (botão azul) para registrar os dados no Lictus.

Um Boletim com pelo menos 1 item ganho muda para o status “ganho”.

Boletins que não têm nenhum item ganho mudam para o status “perdido”.

Boletins que estavam a etapa “Em Disputa” são automaticamente transferidos para a etapa “Habilitação” quando têm seu resultado inserido no Lictus.

Boletins que têm pelo menos um item ganho e que estão na etapa “Habilitação” podem ser “ativados” para indicar Boletins que têm contrato em andamento.

Clique no botão “Ativar Boletim” (botão verde) para isso. Boletins ativados são transferidos para a etapa “Homologados (vitória)”.

Clique no botão de ação “Controle de Recurso” (botão amarelo) na linha do Boletim desejado nas etapas “Em disputa” ou “Habilitação”.

Na janela que se abre, clique no botão “+” para registrar um recurso, manifestação de recurso, contra razões ou envio de amostra. Um prazo deve ser estabelecido para que um alerta no dashboard seja gerado. Clique

Observação: Essa funcionalidade do Lictus é para registro e controle do usuário. Não há integração do Lictus com sistemas externos de mensageria.

Menu Relatórios

O Lictus tem três tipos de relatórios:

a. Relatório Geral

Relatório que apresenta uma visão geral de todos os Boletins. Esse relatório tem vários filtros para seleção de um Boletim ou um grupo de Boletins: portal, modalidade da licitação, status do Boletim (qual a etapa em que o Boletim está), mês, ano, comprador, cliente/empresa, SRP, número de Boletim e nro UASG.

b. Ganhos

Esse relatório mostra dados referentes aos Boletins ganhos. O usuário pode optar por uma visão mais resumida ou detalhamento por item (fazendo a escolha na caixa de seleção “Mostra itens” no canto superior direito).

c. Licitações Vigentes

Esse relatório apresenta Boletins com contratos em andamento e o detalhamento de entregas parciais, caso o Boletim esteja no SRP.